Livros publicados

Superdotação, Psicanálise e Nomeação: Crianças e adolescentes superdotados, suas famílias e instituições de apoio
R$ 89,90
A presente obra, a partir da interlocução da Psicanálise com a Educação, discute situações clínicas de crianças e adolescentes identificados como superdotados. Parte de um tema prevalecente na Psicologia, entretanto privilegia o referencial psicanalítico, tomando como base os trabalhos de Sigmund Freud, Jacques Lacan e psicanalistas contemporâneos.
Tem como objetivo demonstrar que a identificação como superdotado tem efeitos na constituição da subjetividade. Com base na apresentação de casos clínicos e do relato de entrevistas realizadas com adolescentes, na faixa etária compreendida entre 12 e 18 anos, e seus pais, discute o conceito de superdotação bem como as políticas governamentais elaboradas para alcançar esse público.
Faz uma análise do surgimento do sintagma superdotação na cultura, bem como discute o conceito de inteligência na Psicologia e o modo particular que a Psicanálise associa a curiosidade intelectual à curiosidade sexual da criança.
Aborda o tema da nomeação utilizando a Filosofia e a Linguística para chegar a uma perspectiva que visa verificar os efeitos psicanalíticos da nomeação.

Amores contemporâneos e seus impasses: leituras discursivas e psicanalíticas
R$ 66,00
“Que haja amor à fraqueza, está aí sem dúvida a essência do amor. Amar é dar o que não se tem, ou seja, aquilo que poderia reparar essa fraqueza original”
Jacques Lacan.
"O autor trata deste tema com cuidado e perspicácia e não hesita em mergulhar na longínqua Idade Média francesa, em percorrer séculos e séculos de Tratados sobre o assunto até chegar ao século XXI. E o leitor, surpreendido, verá que Tratados sobre o Amor sempre existiram e existem até hoje... sob a forma de revistas! (...)
O livro mostra que o trabalho de um erudito não precisa ser cansativo, pesado, difícil de ser absorvido. O estilo de Cássio Eduardo Soares Miranda nos faz viajar: ele nos mostra como as relações amorosas passaram por amplas transformações ao longo da história, transformações que envolveram e fizeram reagir homens e mulheres. Estas últimas, enquanto leitoras, ficarão felizes ao saber que o autor lhes dá um lugar privilegiado nas modificações (para melhor!) ocorridas nas relações amorosas. (...)
O que eu mais almejo, ao escrever este Prefácio, é que aqueles que o leiam percebam algumas coisas como: que estou aqui referindo-me a um livro inovador, tanto para a Análise do Discurso quanto para a Teoria Psicanalítica; que ele poderá ajudar na pesquisa daqueles que se interessam pelas duas teorias ou por uma delas; que ele oferece um passeio pela História do Amor e do erotismo, por meio de
exemplos bem escolhidos; que ele mostra que os Tratados de Amor de séculos passados continuam a existir nos dias de hoje. Mas, acima de tudo, o que eu desejo de tout mon coeur é que outros leitores experimentem como eu, a felicidade que é ler um livro erudito escrito de forma prazerosa."
Professora Doutora Ida Lúcia Machado - UFMG
